
Não é só poluição visual, mas também descaso e riscos para a população. Em muitas das grandes cidade do país, o cenário de emaranhado de fios soltos e pendurados atribui um mau aspecto, mas principalmente riscos à segurança do cidadão.
Com essa preocupação, a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou a Operação Caça-Fios. A iniciativa pretende organizar e realizar a manutenção dos cabos e fiação em postes por toda a cidade.
Dentro desse propósito do município, empresas privadas e públicas prestadoras de serviços por meio de rede aérea têm 30 dias para solucionarem o problema. As empresas que não cumprirem a Lei serão autuadas em 15 Unidades Fiscais do Município de Pindamonhangaba (UFMPs) - o que equivale R$ 1.957,95 - para cada notificação.
De acordo com a municipalidade, as empresas serão obrigadas a retirar toda a fiação que não esteja mais em uso ou esteja em excesso nos postes. O Projeto de Lei que deu origem à Lei 6.910 - que regulamenta as instalações de fio na cidade - é do vereador Norberto Moraes .
Debate - Na tarde de segunda-feira (22), uma reunião organizada pela Secretaria de Obras e Planejamento marcou o lançamento do projeto. O encontrou contou com representantes da Prefeitura, da EDP Energia, e de cerca de 15 empresas de telecomunicações.
Pela Lei, as operadoras de energia, de telefonia, TVs a cabo, internet, e outras que operem com cabeamento aéreo devem realizar o alinhamento, manutenção e retirada dos fios e cabos soltos, em excesso ou não utilizados nos postes. Além disso, todas as empresas devem realizar a identificação de seu cabeamento.
Plano de ação - Durante a reunião, a Prefeitura deu prazo de 60 dias para as empresas apresentarem um plano de ação e um cronograma da manutenção dos cabos instalados no município.
“Quem for notificado pela Prefeitura terá 30 dias para solucionar o problema. Caso não organize os fios, haverá multa de R$ 1.957,95 por cada ponto de notificação. Nossa intenção é resolver o problema, por isso estabelecemos um prazo para que as empresas possam solucionar a questão. Do contrário, elas serão multas”, disse o secretário de Obras e Planejamento, Eng. Mateus Moraes.
Ana Paula Ferreira, gestora da EDP, destaca que "as intervenções nos cabos de serviços de telecomunicações/internet devem ser realizadas pelas empresas proprietárias dos referidos cabos, tendo em vista o risco de interrupção na prestação dos serviços de telecomunicações/internet, que são essenciais para a sociedade em geral e, em especial, para hospitais, escolas, segurança pública, órgãos públicos, entre outros".
Denúncias - A população pode denunciar fios e cabos caídos pelo Whatsapp 3644-5600 ou pelo 1DOC ou aplicativo E-ouve, que a Prefeitura vai comunicar a EDP - que é a permissionária das instalações de telecomunicações em seus postes - para que ela comunique as empresas.
#fios soltos #energia elétrica #Diário Imparcial #internet #notícias Pindamonhangaba
ESTÉTICA URBANA Pindamonhangaba inicia revitalização da entrada da cidade com instalação de 520 metros de gradil
TECNOLOGIA Tremembé avança na substituição do uso de papel por sistemas digitais
PLANEJAMENTO Caçapava promove audiência pública para apresentar planos previstos na Lei Orçamentária 2027 Mín. 20° Máx. 25°