Tuesday, 02 de June de 2026
20°

Tempo nublado

Pindamonhangaba, SP

POLÍTICA BLOG SOBREVOO

Os desafios dos novos prefeitos do Vale do Paraíba a partir de 2025

Em mais uma edição, o Blog Sobrevoo segue na abordagem de temas relevantes para as cidades valeparaibanas

24/11/2024 às 20h14 Atualizada em 25/11/2024 às 07h00
Por: Redação
Compartilhe:
Crédito: Redação
Crédito: Redação

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”
Platão

Sobrevoo da Coruja
Inicia-se neste domingo (24) mais um voo da Corujita por sobre o amplo cenário político e acontecimentos relevantes na região do Vale do Paraíba. O Blog Sobrevoo destaca em cada edição os principais assuntos que envolvem as cidades da região e as ações tomadas pelas gestões públicas para oferecer melhor qualidade de vida aos seus cidadãos.

Nova Câmara
A cidade de Guaratinguetá vai aos poucos mudando seu eixo de desenvolvimento com a transferência de importantes órgãos públicos para o bairro Portal das Colinas. A área é promissora para receber novos empreendimentos e já conta com as sedes do Fórum e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Em breve, a região que já se mostra desenvolvida deve receber as novas instalações da Câmara Municipal da Terra das Garças. A nova Câmara é fruto do empenho do presidente do Legislativo, Pedro Sannini (PL), reeleito em 2024 com 1.999 votos.
Com o novo prédio, a Casa de Leis vai deixar o local onde funcionou durante muitos anos às margens do Rio Paraíba, na Avenida João Pessoa, bairro do Pedregulho.

A hora do Cuco
Agora, o trabalho do presidente da Câmara de Guaratinguetá é para que parlamentares que estiveram juntos a ele no desenvolvimento do projeto possam participar da solenidade de descerramento da placa de inauguração, evitando assim que algum 'pássaro Cuco' assuma o ninho que não construiu. E todos sabem que em política tem dessas coisas.
Essa agilização tem um motivo: não foram reeleitos muitos dos vereadores da atual legislatura que estavam com Pedro Sannini desde o lançamento do projeto. Aos veículos de comunicação da cidade, Sannini tem dito que não mede esforços para que a nova sede do Legislativo seja entregue até o final de dezembro. 

Os desafios de Piorino
O vice-prefeito Ricardo Piorino (PL) vai realizar um sonho antigo que é o de ser o prefeito de Pindamonhangaba, cidade em que nasceu e onde sua família se destaca há muitas gerações, seja no setor empresarial ou na política. O advogado assumirá o Paço Municipal no dia 1º de janeiro de 2025 e sabe que terá que vencer desafios que surgirão para não deixar dúvidas sobre seu preparo em administrar a quarta maior cidade do Vale do Paraíba. Um desses desafios está na Segurança Pública, onde o município de 170 mil moradores não dispõe de uma Delegacia Seccional de Polícia e nem um Batalhão da Polícia Militar, enquanto que cidades menores da região contam com esse aparato. Ha muito que o Governo do Estado desaparelhou a Polícia Civil de Pindamonhangaba que nem conta mais com seu IML. 

Nome de peso
Por outro lado, não faltam nomes de peso para compor a gestão de Ricardo Piorino no quatriênio 2025/2028. Sem sombra de dúvidas, muitos desses nomes estão entre aqueles que acompanharam o vice-prefeito durante as caminhadas em campanha eleitoral.
O jornalista Alexandre Pió é um dos que mais se empenharam na eleição do advogado e é forte candidato a assumir a Secretaria de Comunicação que será criada na Prefeitura de Pindamonhangaba. Pió é de competência pra lá de comprovada e um ser humano acima de qualquer suspeita.

Secretário de Governança
Anderson Farias (PSD), prefeito reeleito de São José dos Campos, anunciou na sexta-feira (22) o nome de Jhonis Santos, 40 anos, para ser o novo secretário de Governança da cidade. Mineiro de Ibitiúra, o futuro titular da pasta é bacharel em Ciências Contábeis, tem licenciatura em Pedagogia e formação em Administração de Empresas e Negócios, com especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. 
Vale lembrar que Jhonis é o atual secretário de Educação e Cidadania.

Taubaté e o Novo
O gargalo para qualquer administrador de Taubaté é a mobilidade urbana. A cidade é intensa com seus quase 240 mil veículos que trafegam diariamente por um traçado antigo de ruas estreitas. Criar uma ciclofaixa na cidade é uma espécie de “Se Vira nos 30”. O prefeito eleito Sergio Victor (Novo) vai assumir a municipalidade no primeiro dia do próximo ano e tem entre suas propostas para o setor viário diversas intervençoes, alterações e transformações necessárias para tentar equacionar problemas crônicos.
Entre algumas propostas de campanha está: “Revisar o plano diretor, para ser claro e objetivo, promovendo uma cidade compacta e com baixa demanda de deslocamento e dotada de comércio, serviços e todos os equipamentos (creches, escolas, postos de saúde, serviços públicos, etc.) localizados para facilitar a vida das pessoas”

Um olho no peixe...
Sergio Victor pensa em criar um sistema inteligente de semáforos nas ruas com maior movimento. Também promete a conclusão das marginais da BR-116 na região de Taubaté, e assim, otimizar o fluxo e permitir também o uso para transporte público.
O futuro prefeito taubateano promete um trabalho de mapeamento dos bairros para orientar estudos para segmentação da lei de uso e de ocupação do solo. Pretende ainda adotar um Plano de Orientação de Tráfego eficiente que possibilitará a criação de novas alternativas de circulação e, consequentemente, uma melhor utilização do sistema viário. A utilização de pavimentos ecológicos deverá ser prioridade. 
O taubateano apostou no Novo e vai ficar nas redes sociais com um olho fritando o peixe e outro vigiando o gato (risos). 

 

Taubaté    Diário Imparcial    Blog Sobrevoo    política  Guaratinguetá    Pindamonhangaba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
SOBREVOO
SOBREVOO
Sobre Um canal com temas que mais repercutem nos últimos dias nas comunidades do Vale do Paraíba
Pindamonhangaba, SP Atualizado às 12h11 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 22°

Wed 22°C 13°C
Thu 23°C 12°C
Fri 22°C 12°C
Sat 23°C 10°C
Sun 23°C 10°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio