Monday, 15 de July de 2024
19°

Parcialmente nublado

Pindamonhangaba, SP

ESPECIAIS 319 ANOS

10 DE JULHO: Pindamonhangaba tem exemplos do passado para a construção do futuro

No contexto econômico, a cidade aniversariante do dia deu grandes passos ao longo de 50 anos

10/07/2024 às 08h02 Atualizada em 11/07/2024 às 14h32
Por: Ocimar Barbosa
Compartilhe:
Crédito: Arquivo/Lucas Lacaz Ruiz
Crédito: Arquivo/Lucas Lacaz Ruiz

A cidade bucólica dos anos 60 não existe mais, mas a identidade de um passado próspero continua. Cavalos e charretes nas proximidades do velho mercadão de Pindamonhangaba, assim como desfiles de produtores rurais e maquinários agrícolas ficaram restritos a um tempo também glorioso da antiga Capital Agrícola do Vale do Paraíba.

Hoje, a Princesa do Norte é a moderna urbe conectada aos avanços tecnológicos e do urbanismo com suas extensas praças e ruas sempre limpas. Pindamonhangaba é considerada atualmente a Capital da Metalurgia do Estado de São Paulo e Maior Polo de Reciclagem de Alumínio do Hemisfério Sul. É esse o recorte histórico que vamos trazer hoje.

No início dos anos 90, o saudoso advogado e jornalista taubateano Djalma Castro publicou em um jornal de grande tiragem um artigo onde vaticinava que Pindamonhangaba seria a “Cidade do Futuro”. Castro antecipava o porvir dos pindamonhanabenses, fundamentado na extensa área de terra plana que o município possui, aliada à posição privilegiada na região.

De fato, se tem uma cidade com localização estratégica em toda a chamada “calha” de municípios do Vale do Paraíba, essa cidade é Pindamonhangaba. E assim tem sido desde aquela publicação, um vaticínio muito próprio dos grandes magos do jornalismo que tivemos o prazer de conhecer e ter como um dos muitos mestres.

Há duas décadas, as grandes empresas do setor metalúrgico e siderúrgico assumiram um programa de investimentos que confirmam a visão de Djalma Castro. No contexto econômico, a sociedade local deu grandes passos.

O foco direcionado ao futuro não parece ser retroativo, aliás, para aqueles que virão na esteira do tempo, não seria inteligente retirar as engrenagens do maquinário público para tentar se reenquadrar em modelos ultrapassados de gestão.

Claro, há gargalos sociais a serem solucionados e uma séria de marcos e conquistas a se consolidar. E só assim, mais do que estar entre as grandes economias do interior paulista, Pindamonhangaba poderá entrar no seleto "clube" do IDH alto e entre os municípios que ofertam serviços de qualidade aos seus cidadãos. 

Não é uma cidade 100% humanizada, seria utópico contar com isso, mas há potencial para a convivência harmônica entre poderes constituídos, entidades e povo. No entanto, em qualquer cidade, há áreas de atendimento social que carecem de mãos empáticas, aquelas que emanam energias superiores. 

As profecias surgem porque sempre existirão aqueles que enxergam a egrégora da localidade. Acontecerá no devido tempo e só serão lembrados os que fizeram a diferença!

 

Tag   10 de Julho  Emancipação   Diário Imparcial   Pindamonhangaba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pindamonhangaba, SP Atualizado às 16h51 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 22°

Tue 26°C 14°C
Wed 27°C 13°C
Thu 28°C 13°C
Fri 27°C 13°C
Sat 28°C 12°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio