Monday, 15 de July de 2024
19°

Parcialmente nublado

Pindamonhangaba, SP

Anúncio
CIDADES LEI ROUANET

Estação Ferroviária de Taubaté é totalmente restaurada e deve ser entregue em agosto

Após repaginação com investimento total de R$ 9,5 milhões, edificação histórica vai se transformar em complexo turístico

27/06/2024 às 19h08
Por: Redação
Compartilhe:
Crédito: Charles Trigueiro/ EDP
Crédito: Charles Trigueiro/ EDP

Depois de muitos anos no abandono, a Estação Ferroviária de Taubaté foi restaurada e deve se tornar um complexo turístico, de economia criativa e de inovação da região. O valioso patrimônio histórico passou por uma repaginação e deve ser entregue ao público em agosto.

A reinauguração aconteceu durante evento nesta quinta-feira (27) e contou com a presença de autoridades e representantes das empresas patrocinadoras da restauração. A revitalização foi possível por meio da união de forças entre BNDES, EDP, Gestamp e MRS que viabilizaram um investimento total de R$ 9,5 milhões.

A restauração foi patrocinada pelo BNDES e parceiros, como parte do edital Resgatando a História, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet. O projeto foi executada pelo Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana.

O novo complexo terá espaço museológico, sala expositiva, balcão de informações turísticas, espaço gastronômico, com bar e restaurante, além de espaço para exposições, divulgação de artesanatos e um futuro ambiente de inovação;

A antiga estação terá auditório, cafeteria, espaço museológico, sala expositiva e de cursos, balcão de informações turísticas, área gastronômica, com bar e restaurante. Também contará com espaço para exposições, divulgação de artesanatos e um futuro ambiente de inovação. 

Do sonho à realidade - O diretor-presidente do Instituo I.S., Rodrigo França destacou o apoio financeiro do BNDES, da MRS Logística, EDP e Gestamp, ao mesmo tempo, o apoio no propósito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- DNIT. Segundo ele, foi sem dúvida alguma o marco transitório entre o sonho e a realidade.

“O Instituto I.S e toda a cidade de Taubaté são gratos por esse apoio ESG, pelo incentivo do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e todos os demais patrocinadores, apoiadores, parceiros e funcionários. Afinal, queremos transformar nossas cidades nos melhores lugares para se morar".

Marco do progresso - Inaugurada em meados do século 19, a Estação Ferroviária de Taubaté foi o principal meio de transporte de passageiros e carga entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba.

Datada de 1876, a estação faz parte da história e do desenvolvimento econômico da região e do Brasil, por seu papel fundamental no escoamento do café para o Porto de Santos, possibilitando a exportação para países da Europa e para os Estados Unidos.

Instituto I.S. - A estação caiu em desuso há 40 anos, quando os trens de passageiros foram desativados. Teve diferentes usos comerciais nas décadas de 80 e 90 e após a obtenção da cessão de uso do patrimônio, a proposta do Instituto I.S., junto aos patrocinadores, foi de restaurá-la por completo e dar um novo uso inteligente, socialmente justo e culturalmente diversificado.

Além de preservar o patrimônio histórico e cultural brasileiro, o objetivo da restauração foi criar um espaço dedicado a impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da região, com foco em inovação e economia criativa.

 

Tag Estação Ferroviária  EDP  Diário Imparcial  notícias de Taubaté  Gestamp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pindamonhangaba, SP Atualizado às 16h51 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 22°

Tue 26°C 14°C
Wed 27°C 13°C
Thu 28°C 13°C
Fri 27°C 13°C
Sat 28°C 12°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio