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SAÚDE PINDAMONHANGABA

Prontuário eletrônico integrado chega para agilizar atendimento a pacientes e rotina de profissionais de saúde

Segundo a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, o sistema integrado revela todo o histórico do paciente e seus medicamentos, e ainda ‘puxa’ os dados do Meu SUS Digital e Conect SUS

20/06/2024 às 20h22 Atualizada em 20/06/2024 às 20h37
Por: Redação
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Crédito: Divulgação
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Com o avanço da tecnologia, foram surgindo novas ferramentas que podem integrar diversas funções nos serviços de saúde e melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados a pacientes. Uma dessas facilidades é um prontuário eletrônico integrado que Pindamonhangaba passou a usar.

O prontuário eletrônico garante um atendimento seguro e facilita a rotina dos profissionais da saúde. O novo sistema implantado no setor de saúde vai reunir todas as informações do paciente em rede pública, como histórico de vacinas, consultas, exames laboratoriais, medicamentos, procedimentos realizados, doenças pré-existentes, dentre outras.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a implantação do CELK começou na última semana nas UPAs do Araretama e Moreira César e nesta semana na Farmácia Central. A ação é realizada em conjunto entre as secretarias de Saúde e de Tecnologia, Inovação e Projetos.

“Quando um paciente chegar a uma unidade de saúde, os atendentes terão acesso ao histórico de consultas dessa pessoa. Da mesma forma, os médicos e enfermeiros terão acesso a prontuário médico, exames realizados nos laboratórios, procedimentos cirúrgicos, histórico de internação, medicamentos que já tomou ou que ainda faz uso. Isso possibilita uma séria de melhorias ao paciente e facilita o atendimento realizado pelo profissional”, disse a secretária de Saúde, Silvia Mendes.

Silvia explicou que o sistema está em implantação e faz parte do conjunto de melhorias para o setor, possibilitando melhoras significativas na qualidade do atendimento aos pacientes..

Responsável pela UPA do Araretama, a enfermeira Roberta Faria, disse que “nos primeiros dias de utilização do sistema já pôde perceber uma grande evolução no primeiro atendimento ao paciente. Somos uma porta de urgência e emergência. Assim, grande parte dos nossos atendimentos são destinados para pacientes que chegam com dores ou ferimentos e os impede ou dificulta para se lembrarem de todo seu histórico clínico.”

Na prática, os profissionais poderão visualizar o histórico do paciente e até entender alguns dos motivos que o fizeram chegar a um determinado quadro clínico. A ferramenta conta com display e sistema de som e informa sobre o medicamento que paciente utiliza e quais não podem ser aplicados devido a quadro de incompatibilidade ou alergia.

“O sistema vem com tvs e áudio. O paciente pode visualizar de forma clara a sala onde ele deve se dirigir, o nome do médico ou médica que vai atender e ouvir o chamado. E tudo é feito pelo nome do paciente e não com letras e números, tornando o atendimento ainda mais humanizado.” concluiu.

Silvia Mendes destacou ainda que o sistema CELK também ‘puxa’ os dados do Meu SUS Digital e Conect SUS, que são sistemas do Ministério da Saúde, que reúnem dados importantes, como vacinas, por exemplo.

Tag CELK, prontuário eletrônico, Diário Imparcial, noticias de Pindamonhangaba

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