Tuesday, 18 de June de 2024
27°

Tempo limpo

Pindamonhangaba, SP

MEIO AMBIENTE PINDAMONHANGABA

Prefeitura multa infratores após confirmar denúncias de descarte irregular em Moreira César

Moradores inconformados com o desrespeito de munícipes resolveram agir e denunciar as ações clandestinas em Pindamonhangaba

09/06/2024 às 06h57 Atualizada em 10/06/2024 às 20h00
Por: Redação
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O descarte irregular de lixo e entulho é realizado com frequência no distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba. Somente neste ano, a Subprefeitura realizou cinco ações de limpeza no bairro, retirando no total 60 caminhões com lixo, entulho, resto de construção, móveis etc.

Nesta semana, os moradores perderam a paciência com os descartes irregulares no bairro César Park. Inconformados com o desrespeito de munícipes que realizam descarte irregular de resíduos no bairro, os cidadãos resolveram agir e denunciar as ações clandestinas para a Prefeitura que autuou e multou os infratores.

Com a iniciativa da população,o Setor de Posturas do município recebeu um forte aliado para coibir esse tipo de prática. Ariane Campos mora há quase quatro anos no bairro e flagrou uma família, identificada posteriormente como moradores do Feital, realizando além do descarte irregular a queimada de material descartado. Após anotar a placa do carro e filmar a irregularidade, um grupo de cidadãos encaminhou ao protocolo digital da Prefeitura.

“É um problema crônico, traz uma aparência de lixão e aumenta o foco de dengue e animais peçonhentos. A Prefeitura mesmo constatou que limpa num dia e no outro já começa o descarte irregular. Por isso os moradores se uniram através de um grupo de whatsapp, para concentrar denúncias de veículos que fazem descarte irregular. Fotografamos ou gravamos os vídeos dos veículos e denunciamos nos canais da prefeitura”, afirmou a munícipe.

Com as imagens, o Departamento de Trânsito levantou a identificação do veículo, possibilitando a Prefeitura notificar o proprietário, que tem um prazo para apresentar a defesa.

De acordo com o Chefe de Divisão de Posturas Thiago de Castro Casali, as desculpas dadas pelos suspeitos flagrados  são as mais diversas. “Muitos alegam desconhecimento sobre essa prática irregular. Nossa equipe sempre informa que as campanhas de conscientização são realizadas frequentemente e aplicamos a multa”, afirmou.

Conscientização - Segundo a legislação em vigor, a multa por descarte irregular de material é de R$ 706 e por prática de queimada é de R$ 2.413.

“A Prefeitura vem realizando campanhas e divulgações mensalmente conscientizando a importância de manter a cidade limpa, evitar focos de dengue e de proliferação de animais peçonhentos. Temos a coleta de lixo e de material reciclável diariamente em todos os bairros da cidade e neste caso o que mais chama a atenção é que a família saiu do Feital, que conta com uma unidade de PEV que recebe diariamente, inclusive aos domingos, esse tipo de material inservível”, afirmou o secretário adjunto de Governo, Alexandre Pió.

Outros flagrantes - O caso mais recente registrado por moradores do bairro César Park aconteceu no último domingo (2) quando um caminhão foi flagrado descartando restos de construção.

No vídeo gravado pelos moradores, um munícipe alertou o mesmo sobre a prática irregular e orientou que levasse o material ao PEV, localizado a 400 metros do local. Através da placa exibida no vídeo, o Setor de Posturas identificou que a proprietária do caminhão é do município de Arcos (MG) e realizou a aplicação da multa.

Vale das Acácias - Outro caso registrado e autuado foi um veículo Onix, que foi flagrado descartando material na Rua Sebastião Leite. Neste caso, o infrator foi identificado como morador do Vale das Acácias e após receber a notificação esteve na Prefeitura alegando não ter conhecimento da lei e nem condições para pagar a multa.

Monitoramento - Os moradores do César Park estão pleiteando a colocação de placas indicativas e câmeras de monitoramento para incrementar ainda mais a fiscalização. “O objetivo é inibir a ação e por isso nós moradores estamos fazemos a nossa parte para tentar reduzir esses casos e transformar nosso bairro naquilo que merecemos, um ambiente seguro, limpo e organizado, para nós e nossos filhos”, afirmou Ariane.

A Prefeitura ressalta a importância da vigilância da população nesta parceria e do envio das denúncias para os canais oficiais: Protocolo 1Doc e Ouvidoria (através do aplicativo E Ouve). Outros esclarecimentos sobre denúncias podem ser obtidos na Ouvidoria através dos telefones 3644-5651 e 3644-5652.

 

Tag descarte de lixo, notícias de Pindamonhangaba, Diário Imparcial, Moreira César

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pindamonhangaba, SP Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 27°

Wed 29°C 13°C
Thu 29°C 14°C
Fri 28°C 14°C
Sat 29°C 15°C
Sun 30°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio