Transferência de dinheiro por WhatsApp entra em funcionamento nesta quarta-feira

O recurso será estendido posteriormente para pessoas jurídicas

Transferência de dinheiro por WhatsApp entra em funcionamento nesta quarta-feira
Crédito: Agência Brasil

Da Redação O Banco Central (BC) autorizou o WhatsApp a operar seu aplicativo para pagamentos e transferências de dinheiro entre pessoas físicas. O anuncio foi feito na terça-feira (04), mas o funcionamento só teve início nesta quarta-feira (5).

Com isso, o aplicativo oferece agora uma função de pagamentos  que é o WhatsApp Pay. O recurso ainda não está disponível a todos os usuários, mas a partir das próximas semanas será ampliado gradativamente, segundo informou o BC. A função está disponível nas versões para Android e iPhone (iOS.).

Na prática, o aplicativo permitirá que, em meio a uma conversa entre os contatos, um possa transferir dinheiro ao outro sem cobrança de taxas. O recurso será estendido posteriormente para pessoas jurídicas, com contas de empresas cadastradas no WhatsApp Business. O Banco Central ainda estuda essa aprovação.

Parceiros - Inicialmente, as funções do WhatsApp Pay estarão habilitadas para aqueles que têm contas com cartões de débito, pré-pago ou combo nas seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil (Visa), Banco Inter (Mastercard), Bradesco (Visa), Itaú (Mastercard), Mercado Pago (Visa), Next (Visa), Nubank (Mastercard), Sicredi (Mastercard e Visa) e Woop Sicredi-conta digital da Sicredi (Visa).

Limites - De acordo com o Banco do Brasil, cartões de crédito não estão habilitados. Para operar o WhatsApp Pay, a empresa fixou limites valores e transações. O usuário poderá transferir um valor por transação de até R$ 1 mil por transação, enquanto poderá receber até 20 pagamentos por dia.