Tradicional premiação dos melhores jogadores do futebol amador de Taubaté está de volta em 2022

Jornalistas, capitães das equipes, técnicos, presidentes e representantes da Liga irão indicar, a cada rodada, os melhores jogadores de cada partida

Tradicional premiação dos melhores jogadores do futebol amador de Taubaté está de volta em 2022
Vila São Geraldo e União Operária da Estiva fizeram a final de 2019 (Crédito: Renato Antunes/Maxx Sports)

Bruno Lemes O Prêmio Bola de Ouro Bola de Prata está de volta nesse ano. A tradicional premiação feita aos melhores atletas do futebol amador de Taubaté vai ser organizado pela ACET (Associação dos Cronistas Esportivos de Taubaté) e pela LMFT (Liga Municipal de Futebol de Taubaté).

A parceria visa valorizar e reconhecer os atletas que disputam o Campeonato Amador da Primeira Divisão de Taubaté através da análise daqueles que acompanham a competição.

A escolha dos atletas já começa a partir do domingo, 15, com o início da competição. Jornalistas, capitães das equipes, técnicos, presidentes e representantes da Liga irão indicar, a cada rodada, os melhores jogadores de cada partida.

A seleção dos atletas mais votados a cada rodada será formada e divulgada nas redes sociais da Liga e da Associação.

Ao mesmo tempo, os nomes indicados vão compor uma lista. A relação dos atletas mais votados por posição vai ser apresentada aos votantes, que irão indicar aqueles que vão ser premiados com o troféu bola de ouro.

“A forma como vai ser feita a escolha dos atletas vai proporcionar um retrato mais próximo daqueles que se destacarem na temporada. A intenção é destacar o esforço e a qualidade dos jogadores que disputarem o campeonato”, disse o presidente da ACET Sidney Salles Barbosa.

“Após a paralização do futebol Amador pela pandemia, estamos retornando com as competições e, em parceria com a ACET, também vamos retomar o tradicional 'Bola de Ouro Bola de Prata'. Eu fico muito feliz com a retomada da premiação e com a parceria entre a Liga Municipal e a ACET, pois comemoramos os 80 anos da LMFT em 2022 e poder resgatar essa ligação entre a entidade e os cronistas esportivos de Taubaté é um presente para todos que vivem o futebol amador na cidade”, comemorou o presidente da Liga Municipal, Diego Magalhães.

A divulgação dos melhores atletas do campeonato será realizada durante uma cerimônia de premiação após o término do campeonato, em data ainda a ser definida pela organização.

Histórico – O Prêmio Bola de Ouro Bola de Prata do Futebol Amador de Taubaté começou a ser realizado no ano de 2006 durante a gestão do presidente da ACET Denizar de Oliveira. O evento sempre foi realizado em parceria com a LMFT.

A votação dos jornalistas que realizaram a cobertura do campeonato aconteceu ao término do campeonato. No ano seguinte a votação foi aberta para os técnicos das equipes.

Nos anos seguintes também foi realizada a votação dos melhores atletas do Campeonato Amador da Segunda Divisão. A última edição do Prêmio aconteceu no ano de 2013.

Competição - O Campeonato Amador da Primeira Divisão de Taubaté volta a ser disputado após dois anos de paralisação do futebol amador local devido a pandemia da Covid-19.

A competição vai ter a participação de 10 clubes: União Operária (atual campeão), Vila São Geraldo (atual vice-campeão), XV de Novembro, Vila São José, Nova América, Juventus, Volkswagen Clube, Cecap, Ipanema e Mourisco.

Na primeira fase as equipes se enfrentam em turno único. Os oito primeiros colocados garantem classificação às quartas-de-final. Os times se enfrentam em duas partidas, e os vencedores avançam à semifinal.

Os vencedores decidem o título e em uma única partida.