Sábado da Saúde: Pindamonhangaba oferece exames de eletro, preventivo, vacinação e orientações

População terá vacinação Covid-19, exames de eletrocardiograma, exames preventivos, instrução nutricional, orientações sobre cânceres, dicas e ações e beleza, saúde e direitos das mulheres

Sábado da Saúde: Pindamonhangaba oferece exames de eletro, preventivo, vacinação e orientações
Crédito: Divulgação

A população de Pindamonhangaba terá neste sábado a oportunidade de se beneficiar com diversas ações voltadas para a área de saúde. É o programa Sábado da Saúde, oferecido Prefeitura com exames de eletro, preventivo, vacinação e orientações ao cidadão.

Dentro da programação está a campanha de multivacinação, incluindo Covid-19, exames de eletrocardiograma, exames preventivos, instrução nutricional, orientações sobre cânceres, dicas e ações e beleza, saúde e direitos das mulheres, dentre outras.

“Vamos fazer o Sábado da Saúde, com atividades em vários bairros, beneficiando milhares de pessoas com ações para muitos públicos. Desta forma, potencializamos os trabalhos de saúde e contribuímos ainda mais com tratamento e prevenção de doenças”. Informou a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo. Segundo ela, a ideia visa reunir diversos serviços do segmento em um único dia em vários pontos da cidade.

Multivacinação, incluindo Covid-19

Serão aplicados vários tipos de vacinas (hepatite a, hepatite b, poliomielite, rotavírus humano, pentavalente, difteria/tétano /pertussis (dtp), pneumo 10 valente, meningo c, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e hpv), protegendo contra doenças e melhorando a coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos em todo o país.

O atendimento será das 8 às 12 horas para imunização de crianças e jovens com idade inferior a 15 anos e que estão com vacinas do calendário regular atrasadas. Além disso, haverá repescagem para vacinação contra Covid-19 às pessoas que possuem 18 anos ou mais e ainda não receberam o imunizante.

A multivacinação vai ocorrer no ESF Castolira, PSF Bem Viver, CIAF (sala de vacinas), PSF Feital e UBS Ipê 2. No CIAF e no Cisas haverá vacinação contra Covid-19.

A ideia é aproveitar a data para atualizar o calendário de vacinas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, seis a cada 10 crianças e adolescentes que compareceram aos postos desde o dia 1º de outubro estavam com vacinas atrasadas.

Atenção: Os pais de crianças e adolescentes devem levar a caderneta de vacinação dos filhos.

No caso de Covid-19, o interessado leve um documento de identificação (RG ou CPF), comprovante de endereço e o termo de vacinação preenchido (disponibilizado no site da Prefeitura).

Exames preventivos na Praça Monsenhor Marcondes e Feital

O Sábado da Saúde também contará com exames preventivos de livre demanda no Ônibus da Saúde, na Praça Monsenhor Marcondes, das 8h30 às 12h30, e no PSF Feital, das 13 às 16 horas.

Na praça, além dos exames, a ação que faz parte da Campanha Outubro Rosa e ainda terá orientação sobre câncer de mama e câncer de ovário, aferição arterial, circunferência abdominal, acompanhamento nutricional, dentre outros em parceria com o Colégio Tableau

A praça ainda receberá cortes de cabelo, designer de sobrancelhas, massagem e maquiagem para mulheres. O Outubro Rosa ainda terá orientação jurídica sobre ‘Direitos das Mulheres’, com membros da OAB, CEPAN, CMDM, COMAD, Delegacia da Mulher e ações educativas com equipe do IA3, Fasc e Gerdau.

Eletrocardiograma para pacientes em quatro bairros

Outra iniciativa de Pindamonhangaba no sábado (16) serão os exames de eletrocardiograma, das 8 às 12 horas, para pacientes que estão aguardando pelo Sistema SisReg.

Os exames serão realizados no CIAF, Cisas Moreira César, UBS Ipê 2 e UBS Bem Viver.

Todos os pacientes que serão atendidos foram comunicados pela Secretaria de Saúde para comparecer em determinado local e horário.