Polícia Federal autoriza porte de arma para 25 agentes da Guarda Civil Metropolitana

Com a autorização e recente aquisição das pistolas, 25 agentes da GCM ganham poder de policia e já estão atuando com arma de fogo.

Polícia Federal autoriza porte de arma para 25 agentes da Guarda Civil Metropolitana
Divulgação

Da Redação A Guarda Municipal Pindamonhangaba recebeu nesta quinta-feira (13) da Polícia Federal para atuar armada. Após dois anos de remodelação, a Guarda Municipal passou a ser denominada Guarda Civil Metropolitana (GCM) e agora, de acordo com a municipalidade, dá mais um avanço no combate ao crime no município.

A autorização da Polícia Federal para o porte de arma representa a conclusão de todo o ciclo de treinamento pelo qual os agentes passaram. Com a autorização e recente aquisição das pistolas, desde a última quinta-feira (13) 25 agentes da GCM ganham poder de policie e já estão atuando com arma de fogo.

“A GCM passou a integrar o sistema de segurança pública e agora pode atuar com novo perfil e atribuições, integrada e sistêmica com outros órgãos policiais como Polícia Militar e Civil, bem como fiscalizar trânsito e atuar armada”, explicou o secretário de Segurança, José Sodário Viana.

Segundo Sodário, o objetivo é proteger o cidadão de bem e todo o trabalho foi alicerçado com muita responsabilidade. “A nossa Guarda tem 115 agentes, e ao longo desse caminho, com os primeiros critérios exigidos e com as avaliações realizadas, muitos foram eliminados chegando neste momento a um grupo seleto e reduzido, que será acompanhado. Temos a Ouvidoria e a Corregedoria específica para atuar se necessário for, de forma que a população poderá ficar tranquila quanto ao novo momento de atuação da nossa GCM”, afirmou.

Para o prefeito Isael Domingues, o momento representa um marco na história da segurança pública de Pindamonhangaba. “Estamos agindo com muita força na segurança com ações inéditas e bem estruturadas, integrando nossas ações com a Polícia Militar e Civil”, afirmou o prefeito.