Onda de frio “histórica” é esperada a partir desta quarta-feira em todo o país

Fenômenos parecidos só ocorreram em 1955, 1963, 1975 e 1985

Onda de frio “histórica” é esperada a partir desta quarta-feira em todo o país

Da Redação Os principais institutos de meteorologia do país são unânimes em afirmar que a próxima frente fria que chega nesta quarta-feira (19) tem tudo para ser histórica. De acordo com os meteorologistas, a massa de origem polar que se aproxima vai derrubar as temperaturas em praticamente todo o país.

Não são esperadas temperaturas mais baixas do que já foram sentidas neste ano, mas a dimensão dessa frente fria é continental. No Brasil, vai ser sentida desde o Sul até o Norte e Nordeste. Vale lembrar que fenômenos parecidos só ocorreram em 1955, 1963, 1975 e 1985.

A intensa e grande frente fria que começa a influenciar o Brasil a partir de hoje vem acompanhada de chuva forte em área do Sul, do Sudeste e até do Centro-Oeste, segundo informa o site Climatempo. É vista como especial porque traz a massa de ar frio, origem polar, mais intensa de 2020. Dificilmente o Brasil poderá experimentar outra onda de frio como esta ainda este ano.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis, grande parte do país será atingido pela onda de frio. Esta é a terceira vez que o fenômeno ocorre no Brasil este ano, mas a primeira com tamanha intensidade e abrangência.

Maicon Veber, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), explica que massas como essa se formam próximas a regiões polares. Elas sobem pelo sul da Argentina e podem se deslocar mais próximas ao oceano ou pelo continente, dependendo das condições.