A população de Caçapava passa a ser atendida por uma nova empresa de transporte público. A partir desta sexta-feira (24), a empresa Cidade Natureza Ltda, sediada em São José dos Campos, assume o lugar da ABC Turismo, que atuava no município desde 2008.
Durante coletiva de imprensa na quinta-feira (23), o prefeito Yan Lopes (Podemos) anunciou a transferência da concessão do transporte público do município. O chefe do Executivo argumenta que o rompimento com a ABC Transportes se deve à precariedade da frota e outras irregularidades.
“Apesar da mudança de empresa, o contrato executado será o mesmo. Ele foi firmado em 2007 e renovado por mais 10 anos em 2017, devendo acabar em 2027. Os trabalhadores serão contratados pela nova empresa.”, diz em nota a Prefeitura de Caçapava.
Lopes alega que a ABC Transportes não atendeu às inúmeras notificações que a Prefeitura fez para a empresa neste ano. Segundo ele, a concessionária não estaria cumprindo as cláusulas do contrato, o que vinha gerando diversas reclamações do usuário.
De acordo com a municipalidade, Caçapava conta com oito linhas que atendem cerca de 6.400 usuários por dia, dos quais apenas 3.600 são realmente pagantes. O valor da passagem é de R$ 4,20 + R$ 2,00 de subsídios pagos pela Prefeitura.
Ainda segundo a nota da Prefeitura, uma exigência da Administração é para que os funcionários da ABC Transportes sejam mantidos pela nova empresa, garantindo, dessa forma, o emprego desses colaboradores.
Até o momento, nenhuma das duas empresas se manifestaram sobre o caso.
Cidade Natureza Caçapava Diário Imparcial ABC Turismo