Mãe gambá adota filhotes órfãos da mesma espécie em Taubaté

Filhotes perdem a mãe, morta por um cão, mas são adotados por outra marsupial

Mãe gambá adota filhotes órfãos da mesma espécie em Taubaté
Crédito: Polícia Militar Ambiental

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada para atender duas ocorrências de resgate na tarde desta quarta-feira (08), em dois bairros da cidade de Taubaté. No primeiro, oito filhotes de gambá, cuja mãe foi morta por um cão, foram resgatados pelos policiais.

Em um segundo bairro, a equipe resgatou outra mamãe gambá e seus filhotes. A família de marsupiais estava em um vão de telhado que estava sendo reformado. Para o transporte, os patrulheiros recolheram os animais das duas ocorrências em uma caixa, dividida por uma grade.

A mãe e seus filhotes seriam devolvidos à natureza. Já os pequenos órfãos seriam encaminhados para o IBAMA, por pelo fato de que são filhotes e dependerem de cuidados. Mas a própria natureza resolveu tomar parte.

De acordo com a equipe que atendeu às duas ocorrências, assim que os animais se aproximaram, dentro da caixa, os pequenos sem a mãe tentaram passar pela grade e a mãe gambá ficou receptiva, ajudando os pequenos.

Já na área de soltura, os filhotes órfãos já acomodados na nova família foram devolvidos à natureza, agora com uma nova mãe e novos irmãos.