Gincana cultural premia escolas municipais da região com kit de geração solar de energia

Escolas dos municípios de Aparecida, Jambeiro, Roseira, Guaratinguetá, Potim e Cruzeiro ficaram entre as vencedoras do concurso “Xô Desperdício”, da EDP

Gincana cultural  premia escolas municipais da região com kit de geração solar de energia
Divulgação

Unidades municipais de ensino de sete municípios da região estão entre as vencedoras da gincana cultural “Xô Desperdício”, promovida pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba  e Litoral Norte. A gincana visa incentivar a preservação dos recursos naturais e o uso seguro e eficiente da energia por meio de atividades com a comunidade escolar.

O concurso finalizou a instalação do kit completo de geração de energia solar nas 10 escolas municipais que venceram a 3ª edição do Concurso “Xô Desperdício”. Foram 60 unidades de ensino participantes, envolvendo mais de 21 mil alunos de 23 municípios. Dez escolas foram premiadas.

De acordo com a EDP, os colégios campeões foram definidos a partir do maior número de “likes” em vídeos publicados na plataforma online do concurso, sendo que a quantificação foi relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE.

As cidades foram agrupadas em três grupos distintos: I - até 50 mil habitantes, II – de 51 mil até 200 mil habitantes e III – acima de 200 mil habitantes, permitindo equilibrar a competição entre os municípios da área de concessão da EDP.

Além da realização das tarefas, também foram consideradas para efeito de desempate, a adesão voluntária dos clientes das regiões para recebimento da conta por e-mail, que é mais sustentável, pois elimina o uso de papel, e ao débito automático. A gincana com os alunos foi realizada no segundo semestre de 2019.

Como prêmio, as escolas ganharam um kit completo de geração solar de energia com placas fotovoltaicas, com capacidade de geração de 2,5 Kwp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês. No Vale do Paraíba, sete escolas foram vencedoras, nos municípios de Aparecida, Jambeiro, Roseira, Guaratinguetá, Potim e Cruzeiro.

“A pandemia do coronavírus reforçou a importância das escolas para além da vida educacional dos alunos e contribuir com um projeto que possibilita transformar o ambiente escolar em mais sustentável e eficiente é muito significante para a EDP,” ressalta Giuliano Vieira, gestor da EDP.  A instalação do sistema de geração solar foi finalizada em todas as unidades de ensino premiadas e os aparelhos já estão em funcionamento.

Confira escolas vencedoras da 3ª edição da gincana Xô Desperdício, da EDP