Campos do Jordão: Bombeiros dão como encerrada operação de combate ao fogo no Alto de Umuarama

O incêndio de grandes proporções teve início na tarde do dia 20

Da Redação O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo comunicou nesta quarta-feira (22) o encerramento da operação de combate ao fogo em cobertura vegetal nas proximidades de Campos do Jordão. O incêndio de grandes proporções teve início na tarde do dia 20 na região do Alto de Umuarama.

A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar, com o o início de uma operação visando evitar a propagação do incêndio na protegendo residências próximas a vegetação.

Devido às características geográficas que dificultavam a incursão, foi necessário empregar ações de combate a pé, realizada pelo efetivo da Operação, que contou com o apoio do combate aéreo por meio de aeronaves.

A Operação Interagências foi composta pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, Comando de Aviação da Polícia Militar, Fundação Florestal do Estado de SP e Defesa Civil local. O Posto de Comando da Operação foi instalado na Colônia de Férias do Mackenzie, no Alto de Umuarama.

De acordo com a nota enviada pelos Bombeiros, a área total atingida foi de aproximadamente 19,7 hectares (equivalentes a 50 campos de futebol). As ações de combate se mantiveram ininterruptas, inclusive no período noturno, visando evitar a progressão das chamas.

A Operação conseguiu alcançar o objetivo de extinguir as chamas, preservar o meio ambiente e o patrimônio e, por fim, devolver a região à condição de normalidade. Seguem agora a ações de monitoramento por meio de bombeiros militares de Campos do Jordão, durante as próximas 48 horas, para atuar em casos de reignição de focos de fogo.

“O sucesso da operação só foi possível graças a uma ação integrada de todos os órgãos públicos, e pessoas da comunidade que se uniram com o objetivo único de preservar o meio ambiente e construir uma sociedade responsável e saudável.”, diz a nota.

A Operação Interagências empregou mais de 100 pessoas no combate terrestre e as aeronaves fizeram 105 vôos de lançamento, totalizando um volume de 50.000 litros de água.